terça-feira, 26 de março de 2013

Projeto “Vida por vidas” mobiliza juventude para coleta de sangue





Nascido em 2005 e presente em oito países sul-americanos, o projeto “vida por vidas” de iniciativa dos jovens da Igreja Adventistas do Sétimo Dia, tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a doação de sangue, plaquetas e medula óssea, colaborando assim com os hemocentros de todo o país, no período da páscoa.

A campanha que já tem renome nacional se consolida a cada edição, como também tem trazido mais voluntários e colaboradores nas coletas realizadas. A meta é fortalecer essas doações para que os postos de recolhimento fiquem abastecidos durante todo o ano.

No Rio Grande do Norte e Paraíba a mobilização por parte da juventude tem tomado uma grande proporção, o que contribuiu durante esses anos com os demais dados, para que o projeto recebesse uma premiação do Ministério da Saúde. A Organização Pan-Americana de Saúde foi a responsável pela indicação do Projeto, e o reconhecimento veio através do Prêmio concedido em 2006 na sede da OMS em Washington.

De acordo com o coordenador do projeto para os dois Estados, Pr. Carlos Augusto, “em 2012 foram realizadas mais de 420 doações de sangue nos dois territórios do campo, graças também ao incentivo do projeto, dando chance de vida a pessoas que precisam de sangue e não encontram doadores compatíveis. E esse ano, a meta deverá ser ultrapassada”.

No último sábado a mobilização foi feita por jovens das comunidades das Zonas Norte e Sul da Capital Potiguar e também no interior do dois Estados. Durante todo o dia eles levaram os seus amigos voluntários aos centros de coletas locais. Na Cidade de Assu foram arrecadadas 64 bolas dos 104 voluntários. Em Natal, antes do fim da manhã, já tinha sido coletadas mais de 200 bolsas de sangue.

Para ser doador

Ter entre 18 e 65 anos de idade;
Gozar de boa saúde;
Estar alimentado;
Pesar acima de 50 quilos;
Apresentar um documento de identidade com foto;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;
Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
Evitar fumar 2 horas antes da doação;
Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher) ;
Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;
Já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.

Participe de nossas redes sociais, promova o “Vida Por Vidas” também em seu bairro, igreja ou comunidade.





Acompanhe mais noticias sobre a campanha através do nosso site, fanpage e twitter.

FONTE: Missão Nordeste

1 comentários:

Willy disse...

#tamojunto meu povo!!!!!!!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More